O valor patrimônial de uma empresa não se resume a sua estrutura física, suas unidades de negócios, rede de franqueados ou seus equipamentos físicos. Em muitas situações uma empresa utiliza diversos tipos de marcas para dar visibilidade a toda sua linha de produtos, porem, sempre exisitirá a marca principal que rege a empresa e da essencia e visibilidade ao emprendimento. A marca é o primeiro contato do seu produto ou serviço com o público e tem potencial para transformar sua empresa em uma grande corporação.
O que é a marca e qual a necessidade de fazer o registro?
A marca pode ser uma palavra, uma figura, um símbolo ou qualquer outro sinal distintivo visualmente perceptível. Sua principal função é distinguir produtos ou serviços semelhantes, mas de origem variada. Além disso, é por meio dela que o consumidor vai identificar o produto, servindo como referencial de qualidade.
Para proteger a marca contra cópias e concorrência, é preciso fazer seu registro. Essa é a única maneira de protegê-la legalmente, garantindo que não será utilizada por mais ninguém.
Para proteger a marca contra cópias e concorrência, é preciso fazer seu registro. Essa é a única maneira de protegê-la legalmente, garantindo que não será utilizada por mais ninguém.
Para fins de registro, as marcas são classificadas pela forma de apresentação. Elas dividem-se em nominativa, figurativa, mista e tridimensional.
Confira o que significa cada uma dessas categorias:
1. Marca nominativa
A marca nominativa é aquela constituída por uma ou mais palavras, por escrito, em algarismos do nosso alfabeto, sem imagens, figuras, desenhos ou representações gráficas de letras.
2. Marca figurativa
Trata-se de marca constituída somente por algum desenho, imagem, figura, símbolo, representações gráficas ou figurativas de letras.
Também pode ser composta por letras de alfabetos distintos do nosso, como o árabe, por exemplo, assim como ideogramas japoneses, coreanos ou chineses. Nesses casos, a proteção da marca se dá apenas sobre aquela maneira de representar o símbolo, não sobre a palavra ou expressão que ele representa.
3. Marca mista
4. Marca tridimencional
No caso da marca tridimensional, o que a define é o formato físico do produto ou da embalagem. Não se trata de uma forma comum, mas de um design que represente algo único, novo.
Para que possa ser registrada, essa forma não pode estar associada a qualquer efeito técnico. São muito comuns em embalagens e garrafas de bebidas ou perfumes.
Conhecendo um pouco melhor as marcas e seus tipos, você tem mais liberdade para optar por aquela que trará mais sucesso ao seu produto. Não esqueça da importância de fazer o registro da marca escolhida e desfrute dos benefícios que ela trará ao seu empreendimento.
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